Cristianismo: O Que É, Características, Origem E Símbolos Da Religião Cristã

· 5 min read
Cristianismo: O Que É, Características, Origem E Símbolos Da Religião Cristã

liturgia diária em pdf  de 150 cardeais no mundo, dos quais aproximadamente 120 têm direito a votar. Além de Natal, Páscoa e Pentecostes – principais festas cristãs -, existem outras comemorações de grande importância para os católicos. No Corpus Christi, dez dias após o Pentecostes, os fiéis celebram a presença de Jesus Cristo na eucaristia. Em muitos lugares, procissões de fiéis percorrem ruas decoradas com mosaicos coloridos, retratando temas religiosos. Um dos pontos históricos de sua doutrina é a canonização dos cristãos que a Igreja acredita terem sido mártires ou realizado atos milagrosos, reconhecendo-os santos.

  • A rua, mesmo com seu caráter profano e perigoso, tem a proteção do santo de devoção.
  • O próprio Jesus garante que é da vontade do Pai que não se perca nenhum daqueles que lhe deu, e que todo aquele que n’Ele crê tenha a vida eterna, e o ressuscitará no último dia (Jo 6, 37-40).
  • Na Igreja católica romana tal não seria possível, pois o celibato é obrigatório para os sacerdotes.
  • O pão e o vinho são símbolos que remetem à Santa Ceia, a última ceia que Jesus Cristo partilhou com os apóstolos antes do momento de sua crucificação.



Ou seja, recolocando a humanidade na salvação com a construção do “Reino de Cristo58. Uma intensificação justificada de cuidados religiosos intensivos e extensivos pela Santa Sé, tamanha a importância do trabalho da Igreja no Brasil, em vista das regiões com muitos imigrantes e poucos sacerdotes, prejudicadas pelas longas distâncias. Importante lembrar, aqui, que a Igreja é uma instituição cujo fim é a salvação da humanidade, consoante a execução de finalidades que justifiquem a sua própria existência institucional, influenciando uma construção de estratégias com a obtenção de resultados coerentes na sua missão de objetivos gerais. Do mesmo lado Mainwaring , estudioso das artes, caracterizou a atuação da Igreja nessa fase pelas “[...] adaptações institucionais  aos desafios de existir numa república secular [...]. Para ele, a visão e as ações da mesma tiveram precedentes, contudo, concordando com Azzi, não seria antes do decênio de 1920 que esse novo modelo de Igreja, da neocristandade, viria a florescer”40. No ano de 1967, a Segunda Seção da Secretaria de Estado, tornou-se o Conselho dos Assuntos Públicos da Igreja.

Quais São As Características?


Para o atingir desses objetivos nos idos de 1920, a Ação Católica era definida como o “[...] apostolado dos fiéis, que prestam a sua cooperação à Igreja e em certo modo a auxiliam no desempenho do seu múnus pastoral”59. E, portanto, devendo a organização do laicato adaptar-se à nova realidade inserida pela Igreja, como meio de transformação e conquista dessas pessoas sendo fiéis ao catolicismo. Daí ficou clara a necessidade de novas dioceses no Brasil, donde deveriam forte presença dos bispos junto ao clero e aos fiéis, promovendo a intensificação da disciplina da igreja na promoção de graves problemas enfrentados no Brasil. O que na concepção da Igreja, não seria possível criar leis e estabelecer uma nova ordem social ao “gosto” do liberalismo e do socialismo. Para a realização desse projeto o Papa precisava fortalecer e consolidar o poder por meio da ampliação e influência fora da cidade do Vaticano.

  • Sua administração está estruturada em regiões geográficas autônomas chamadas dioceses, dirigidas por bispos subordinados ao papa e ao colégio de cardeais.
  • A Igreja chama purgatório a esta purificação final dos eleitos que é absolutamente distinta do castigo dos condenados.
  • De acordo com algumas estatísticas de 2012, o catolicismo congrega 28% de cristãos em relação à população mundial.
  • Assim, para tentar compreender a “missão” da Igreja no “tempo dos homens”, seria preciso que os fiéis de “Cristo” condicionassem sua jornada de vida a uma identidade católica, pois, como católico assumiria responsabilidades a um projeto de salvação da humanidade, abandonando o individualismo e adotando uma religiosidade.





Sob a orientação do papa reformador Gregório VII e de seus sucessores, afirmou-se a autoridade legislativa e administrativa da igreja romana nos séculos XII e XIII. Diminuiu a influência dos costumes germânicos, substituídos pelo direito romano, utilizado sob a forma de direito canônico pela instituição eclesiástica. Desde então, a Igreja Católica já teve 264 papas, entre eles João XXIII, um dos mais populares de todos os tempos. Seu papado, de 1958  a 1963, inaugura uma nova era na história do catolicismo, marcada por profunda reforma religiosa e política. João XXIII convoca o Concílio Vaticano II, responsável por mudanças que permitem maior integração da Igreja Católica com o mundo contemporâneo. Enquanto ocatolicismoprega e acredita que a Igreja Católica Romana ser a autoridade suprema, ocristianismoabrange todas as igrejas, bem como indivíduos, sem igrejas, como muitos profissionais modernos podem ser os crentes em Cristo, mas não frequentadores da igreja ativos.

Católicos Romanos E Católicos Ortodoxos


Ou seja, rege o relatório acerca da Ação Católica na Bahia, informando que as poucas associações civis de operários, sem assistência eclesiástica, procuravam sua base nos princípios religiosos, pois, pelo baixo número de operários, não se acreditava que fosse necessário investir naquela Província naquele momento. Aquela que é propriamente dita, a Ação Católica, cujo objetivo é a instrução religiosa e social dos operários reunidos em sociedade, não existe na Bahia e não se sente a necessidade. Alheio a tudo isso, a igreja já produzira um significativo aumento da influência política junto ao Estado, estabelecendo um ambiente de negociação entre os poderes político e religioso. Contudo, algumas considerações careciam serem tratadas em consonância com as obrigações assumidas, como no caso de negociações acerca do ensino religioso escolar, e, tratando-se da regular situação política para dar continuidade a influência da Igreja no Estado. A Comissão tinha como função o acompanhamento dos] passos protestantes, espiritistas, etc. Conforme aponta Azzi 39, ao defender que essa disposição colaborativa se seguiu como um forte elemento de manutenção da ordem e da autoridade constituída na sociedade brasileira.

  • A prática de depositar ex-votos em santuários é tão antiga quanto a história da humanidade e é observada em diferentes culturas.
  • Durante a Idade Média (século V ao XV) a Igreja Católica conquistou e manteve grande poder .
  • Ela assume tudo o que há de bom nas formas de viver de cada povo, ao mesmo tempo em que deixa nelas a sua marca.
  • Nesse tempo, a Constituição de 1891 já havia secularizado o casamento e reconhecido o Decreto 181 de 24 de janeiro de 1891, que instituía o divórcio e designava apenas a separação de corpos e de bens, não permitindo um novo casamento.
  • A partir da Reforma Protestante, o segmento acabou atraindo adeptos, seja na Europa, seja nas Américas.